Rua Principal - Figueira

A Figueira é uma aldeia de xisto com vida própria. Integrada na Rede das Aldeias do Xisto desde 2007, tem sabido promover o seu património material e imaterial sem perder o que lhe confere maior distinção: a genuinidade do lugar e das pessoas. De um inegável charme rural, as "quelhas" estreitas e intrincadas colocam-nos numa situação labiríntica que nos faz perder no espaço e no tempo e possibilita observar um conjunto de casas de xisto com bastante interesse, algumas das quais ainda bem conservadas e cuja unidade faz perceber o modo de vida outrora partilhado.
Junto ao forno da aldeia, também ele comunitário, o cheiro a pão quente espalha-se pelas estreitas ruas em volta. Na parede de xisto ao lado da porta do forno, mantém-se o sistema original de marcações em que as famílias selecionavam o dia em que queriam cozer o pão. O forno continua a ser o coração da aldeia, em que todas as semanas pão e broa frescos saem do forno para as prateleiras da Loja da Aldeia, onde podem ser encontrados outros produtos regionais. No piso superior da loja, o restaurante proporciona uma viagem pelos sabores tradicionais.
Com apenas três dezenas de moradores, a aldeia é o destino ideal para quem gosta da vida comunitária e de escavar memórias e tradições de outros tempos. A estrutura peculiar da Figueira ajuda a perceber a sua história, da qual o lobo é um dos protagonistas. A disposição das ruas – uma longitudinal e várias transversais – formava um conjunto de entradas, das quais ainda hoje subsistem vestígios. Durante a noite, as entradas eram fechadas com portas, vulgarmente conhecidas por "cancelas", de modo a proteger os animais dos lobos que, pela noite, rondavam a aldeia em busca de alimento.
No mapa e ligações abaixo encontra mais pormenores da aldeia, que está próxima de outros pontos de interesse turístico, como a praia fluvial da Fróia, o Museu Isilda Martins e o Centro Ciência Viva da Floresta.