Largo Abílio Tomé

Abílio Tomé
Médico
22 de janeiro de 1896 * 6 de outubro de 1970

Natural da freguesia de Pera, concelho de Castanheira de Pera, onde nasceu a 22 de janeiro de 1896, o jovem Abílio Tomé desempenhou a profissão de médico municipal no partido de Sobreira Formosa, onde chegou em 1923, com 27 anos. Casou com Maria do Carmo Dias de Matos Tomé dois anos mais tarde e teve quatro filhos, sobrevivendo apenas dois: Abílio Tomé e Albano Tomé, ambos médicos que seguiram as pisadas do pai.
Teve consultório no Largo da Praça, em Sobreira Formosa, e consultório privado na Rua Cláudio Dias Lourenço, a rua onde morava. Praticava clínica geral, com especial atenção aos partos, com consultas todas as semanas em Alvito da Beira, Sobrainho dos Gaios, Montes da Senhora e São Pedro do Esteval. Deslocava-se às povoações sempre que para isso era solicitado, primeiro em cavalo e mais tarde, depois do final da guerra, em veículo automóvel. Em Proença-a-Nova dava consultas quando era necessário substituir um dos médicos municipais da sede de concelho: o Dr. Acúrcio ou o Dr. Paisana.

É da responsabilidade do Dr. Abílio Tomé a reabertura, nos anos 60, do Hospital da Misericórdia de Sobreira Formosa que recolhia os doentes em caso de necessidade de internamento. A sua morte, a 6 de outubro de 1970, levou também ao encerramento do Hospital.