Rua José Ribeiro da Cruz

José Ribeiro da Cruz nasceu em Sobreira Formosa a 15 de julho de 1907, tendo falecido com 104 anos em 25 de novembro de 2011. Filho de Luís Ribeiro da Cruz e de Maria Ribeiro.
Casou com Maria do Carmo Ribeiro, natural de Pereiro/Sobreira Formosa em 09 de outubro de 1929 e falecida a 22 de Outubro de 2005. Do casamento nasceram três rapazes e duas raparigas, tendo o segundo rapaz falecido com 18 meses.
Frequentou a 4ª classe na escola primária de Sobreira Formosa, tendo feito o respetivo exame na Sertã, sede da comarca. Foi aprovado com distinção.
Com 13 anos incompletos ingressou como empregado comercial no estabelecimento de Bernardino Ferreira de Matos Rosa (Sobreira Formosa), onde se manteve durante 16 anos. Nesse período e já casado prestou durante três meses serviço militar obrigatório no Batalhão de Caçadores n.º6 em castelo Branco.
Em 1934 estabeleceu-se com padaria, fabrico e venda de pão, atividade que exerceu durante 37 anos, após os quais, em 1971, vendeu o respetivo alvará. De janeiro de 1965 até ao ano de 1985 exerceu funções de secretário da Comissão Permanente de Avaliação da Propriedade Urbana do Concelho de Proença-a-nova. Assegurou a agência das companhias de seguros Soberana, Tagus e Fidelidade; e também da empresa de transportes Martins-Évora. Trabalhou ainda como procurador na área de elaboração de relações de bens e realização de peritagens para as finanças e tribunal.
Em 1950 tomou parte ativa na constituição da Cooperativa de Olivicultores de Sobreira Formosa, integrando a direção responsável pela construção, apetrechamento e funcionamento do respetivo lagar.
Em 1969 teve um empenhamento determinante em situações na área dos direitos humanos, com denúncia pública e encaminhamento de casos como o do “cidadão da Cor da Cabra enclausurado 18 anos" e outros no âmbito da saúde mental.
No ano de 1981 integrou o grupo fundador da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da zona do pinhal com sede na Sertã. Em 1985 integrou o grupo de 24 sobreirenses e amigos da sobreira fundador do Instituto S. Tiago.
Entre 1985 e 1989 voltou a assumir funções na direção da cooperativa de olivicultores, como presidente.




Foi ainda ao longo dos anos correspondente de vários jornais: Diário de Notícias (35 anos), A Voz, Comarca da Sertã, Reconquista Notícias da Covilhã e colaborador do Ecos da sobreira.
Entre 1934 e 1938  foi tesoureiro da Direção da Casa do Povo, cuja comissão instaladora integrou e que então funcionava no edifício da loja Daniel de Matos, na praça lugar central. De 1952 a 1961 foi presidente da Direção da Casa do Povo, neste período foi construída a nova sede e procedeu-se ao seu equipamento com inauguração a 8 de dezembro de 1956, para a atividade dominante na área médico-sanitária.




Igualmente foram então criadas outras atividades de natureza cultural como o rancho folclórico e a banda de música. A Casa do Povo passou também a fazer-se representar e a representar a Sobreira, por equipa de futebol de 11, com bons resultados, nos campeonatos da F.N.A.T.
Entre junho de 1937 e dezembro do mesmo ano foi secretário da Junta de Freguesia. Em janeiro do ano tornou-se presidente da mesma, até ao ano de 1945, voltando a ser novamente eleito no ano de 1950 até 1959.
Nos mandatos como presidente da Junta de Freguesia constituíram objetivos prioritários, concretizados:
- O abastecimento de água em fontanário a todas as povoações e sede de freguesia, acabando com as fontes de chafurdo/mergulho, então utilizadas em condições pouco higiénicas;
- A abertura de caminhos vicinais/vias de comunicação nomeadamente em: Atalaias, Sobral Fernando, Figueira, Penafalcão, Cunqueiros, Alto da Isna, Castanheira, Vale da Ursa, Pedras Brancas e Marcelino, esforço imenso numa altura em que se fazia “a braço humano”;
- Participação ativa na construção da variante da atual EN233, processo objeto de grande participação e disputa política local;
- Construídas igualmente as ruas de ligação com a estrada antiga (hoje rua do Comércio e Infante de Sagres).
Entre e 1985 1983 foi vereador da Câmara Municipal de Proença-a-Nova.