Rua Padre Armando Tavares Alves



O P. Armando Tavares Pereira Alves, filho de José Pereira Alves e Maria do Carmo Tavares, nasceu a 11 de junho de 1950 no Pergulho. Membro da Congregação do Preciosíssimo Sangue, foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 1974.

Sede amigos
Esta foi a última mensagem que pediu para escrever no seu telemóvel como resposta a um familiar. Depois de um calvário longo e com muito sofrimento, o Padre Armando Tavares partiu de forma serena às 6h30 do dia 3 de Novembro de 2011. Faleceu no seminário do Preciosíssimo Sangue em Proença-a-nova. Era natural do Pergulho, onde nasceu a 11 de junho de 1950. Depois de fazer a instrução primária na escola da aldeia entrou no seminário da Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue, em Vila Viçosa, em 1961. Frequentou os seminários diocesanos de Vila Viçosa até terminar o estudo da Filosofia, passando depois para Salamanca onde frequentou os estudos Teológicos. Foi ordenado sacerdote a 7 de julho de 1974, em Vila Viçosa, por D. David Sousa, arcebispo de Évora e celebrou a sua missa nova em agosto. Esteve quase todo o tempo em Proença-a-Nova, excepto dois anos que passou em Vila Viçosa aquando da ocupação do Colégio pelas forças revolucionárias.
Foi professor de Educação Moral e Religiosa e católica nas escolas, depois diretor deste secretariado diocesano, grande animador dos convívios fraternos na diocese, desempenhou outros cargos, representante dos religiosos no Conselho Presbisteral, percorreu muitas paróquias em missões, assistiu diversas comunidades religiosas, assistente religioso do CPM durante muitos anos e por fim pároco "in solidum" de Proença-a-nova, Peral, S. Pedro do Esteval e Cardigos, além do serviço que prestou na Diocese de Portalegre-Castelo Branco.
Nos tempos livres como bom trabalhador agrícola, em cima do seu trator, não deixou de cultivar a quinta do seminário.
O seu funeral realizou-se no dia 4 de Novembro, às 10h00 na igreja Matriz de Proença-a-Nova e contou com uma verdadeira manifestação de amizade a uma pessoa que muito deu de si à Igreja e aos outros.

 in O Concelho de Proença-a-nova, 10 de novembro de 2011.